domingo, 17 de junho de 2012

Diário Reflexivo


Este diário reflexivo não foi escrito com o intuído de ofender ou menosprezar  os docentes aqui citados, porém, tem a finalidade de expor pensamentos próprios na intenção de permitir uma autoanalise reflexiva de como os conteúdos estão sendo transmitidos  e analisarmos qual deve ser a posturas tanto da parte do docente quanto a do discente, por este motivo não achei necessário enfatizar horários de inicio e termino das aulas, porém procuro ter um censo critico apurado tendo consciência que o  parecer aqui expresso será respeitado visto que estamos em um meio acadêmico que incentiva a autonomia do aluno. Vejo esse diário reflexivo como uma oportunidade de compartilhar meus pensamentos e de fazer uma auto avaliação pessoal quanto a minha postura como discente.

24/05/12- Quinta-feira

O perfil do professor é calmo e tranquilo, todas as suas aulas tem um conteúdo a ser trabalhado de forma dinâmica e instigadora dando segurança ao aluno e possibilitando que ele amplie seus conhecimentos direcionando outras fontes de pesquisa através de textos complementares ficando a critério do aluno adquiri ou não mais conhecimento, proporcionando debates onde o aluno se sente a vontade para compartilhar seus conhecimentos e duvidas. Como de costume o professor colocou no quadro o conteúdo a ser realizado em sala de aula que foram:
·         Memória da Aula do dia 17/05/12, lido por Ana Maria que demonstro um certo desconforto com o microfone.
·         Devolutiva do texto: Educação e Desenvolvimento Sustentável que irresponsavelmente  não foi  entregue pela dupla Viviane Costa e Iuana Loise.
·         Discutimos novamente em sala de aula o texto: Como se Chega a Ser o que È,  percebemos que não estávamos chegando a um denominador comum com Nietzsche o autor do texto,  porém o professor um profundo admirador dele tentava de forma plausível mostra o quanto é fácil o compreendê-lo. No segundo momento nos dividimos em grupo onde o professor visitava cada grupo individualmente na intenção de solucionar algumas duvidas persistentes.

25/05/12- Sexta-feira

O perfil da professora é admirável pelo empenho e dedicação pelo qual transmiti em suas aulas, tendo sempre a preocupação que o aluno entenda bem o conteúdo mesmo que para isso ela se estenda muito além do seu horário, cumpre fielmente a sua ementa de forma dinâmica e comprometida. Não tivemos aula presencial, pois Neuma Guedes solicitou uma pesquisa de campo realizada em grupo no propósito de entrevistar e interagir na gestão de determinadas escolas, previamente escolhidas pelo grupo, possibilitando uma visão realista da vivencia dos alunos em ambiente escolar e como a gestão se aplica neste processo. Este método utilizado pela professora é visto com bons olhos, pois podemos colocar em prática o que é abordado em sala de aula.

26/05/12- Sábado

A metodologia da professora é um tanto displicente, totalmente alheia ao conteúdo, demonstrando claramente que não houve um planejamento adequado para a aula, o que me faz perceber até que ponto vai a acomodação tanto da  parte do alunado com relação a superficialidade dos conteúdos apresentados quanto da parte do docente que atreves desse postura ocasionará consequentemente uma aula previsíveis e cansativas desmotivando os discentes que tem compromisso com o saber. Como de costume a professora apresentou um vídeo de 40 minutos sobre: Teorias do desenvolvimento de Piaget e disponibilizou um DVD para a turma reproduzir.

28/05/2012- Segunda-feira

De acordo com o fluxograma seria aula da professora Valdelice, que por algum motivo não se fez presente em duas aulas consecutivas o que me faz refletir. Onde fica o respeito pelo alunado que não foi previamente informado? Onde fica o bom senso do não acumulo de conteúdo que consequentemente acarretará o final do período? Uma pratica nada conveniente visto que suas aulas não são bem elaboradas, não contendo objetividade, clareza e conviquição na transmissão de seus conteúdos. Com a ausência da mesma houve a antecipação da aula de Neuma onde foi agendada uma atividade  denominada como prova, por algum motivo desconhecido ás 15:30h não tínhamos professor e prova, mas com a mobilização de alguns alunos conseguimos, entrar em contato com a professora que nos enviou a prova por e-mail sendo assim aplicada imediatamente.

 29/05/2012- Terça-feira

A professora é bem dinâmica, empolgante e organizada nos conteúdos abordados podemos perceber claramente o que ela propõe em cada aula e quais são os objetivos a serem tratados, facilitando o aceso ao discente nas verificações das atividades programadas. Tivemos aula no Laboratório de Informática onde foi solicitada a criação de um blogger que proporcionou um momento divertido e de conhecimento, aprendemos passo a passo de forma pratica como criar o blogger, tivemos também um breve resumo sobre Power Point, e foi explicado como seria realizada a próxima atividade.

30/05/2012- Quarta-feira

É aparente a afeição e o compromisso da professora em defender a educação no campo ficando visível essa dedicação através de suas aulas onde tenta mostra os benéficos e dificuldades que se tem em lecionar na zona rural e como o campo e a cidade estão ligados direta e indiretamente, incentivando qual deve ser o nosso papel como futuros pedagogos na melhoria da educação do campo. A aula prosseguiu com a leitura das Leis e Diretrizes da Educação no Campo onde ficou visível todo processo constitucional deste o Brasil colonial até a nossa contemporaneidade.

·         É possível alguma relação entre as  disciplinas deste período?

Sim, estamos presenciando neste período a relação entre as disciplinas de Educação no Campo que vem mostrando, mas precisamente como se constituiu a educação no contexto rural, sendo abordando através de Leis e Diretrizes especificas na questão da educação nesse ambiente onde podemos fazer uma conexão entre a disciplina de Gestão Educacional que  aborda os tipos de organizações educacionais e como se dão esses processos administrativos  em qualquer ambiente inclusive no campo podemos fazer um link com a leitura do livro Educação para a Convivência com o semi-Árido, da disciplina de PPP III, possibilitando uma visão ampliada e profunda onde percebemos a ligação  entre a realidade do campo na questão da gestão escolar  e da realidade na convivência com o seri-árido, podendo fazer assim grandes reflexões deste assunto.

VIVIANE C. SANTOS

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