Este diário reflexivo não
foi escrito com o intuído de ofender ou menosprezar os docentes aqui citados, porém, tem a
finalidade de expor pensamentos próprios na intenção de permitir uma
autoanalise reflexiva de como os conteúdos estão sendo transmitidos e analisarmos qual deve ser a posturas tanto
da parte do docente quanto a do discente, por este motivo não achei necessário
enfatizar horários de inicio e termino das aulas, porém procuro ter um censo
critico apurado tendo consciência que o
parecer aqui expresso será respeitado visto que estamos em um meio
acadêmico que incentiva a autonomia do aluno. Vejo esse diário reflexivo como
uma oportunidade de compartilhar meus pensamentos e de fazer
uma auto avaliação pessoal quanto a minha postura como discente.
24/05/12-
Quinta-feira
O perfil do professor é
calmo e tranquilo, todas as suas aulas tem um conteúdo a ser trabalhado de
forma dinâmica e instigadora dando segurança ao aluno e possibilitando que ele
amplie seus conhecimentos direcionando outras fontes de pesquisa através de
textos complementares ficando a critério do aluno adquiri ou não mais
conhecimento, proporcionando debates onde o aluno se sente a vontade para
compartilhar seus conhecimentos e duvidas. Como de costume o professor colocou
no quadro o conteúdo a ser realizado em sala de aula que foram:
·
Memória da Aula do dia 17/05/12, lido por Ana
Maria que demonstro um certo desconforto com o microfone.
·
Devolutiva do texto: Educação e
Desenvolvimento Sustentável que irresponsavelmente não foi
entregue pela dupla Viviane Costa e Iuana Loise.
·
Discutimos novamente em sala de aula o texto:
Como se Chega a Ser o que È, percebemos
que não estávamos chegando a um denominador comum com Nietzsche o autor do
texto, porém o professor um profundo
admirador dele tentava de forma plausível mostra o quanto é fácil o
compreendê-lo. No segundo momento nos dividimos em grupo onde o professor
visitava cada grupo individualmente na intenção de solucionar algumas duvidas
persistentes.
25/05/12-
Sexta-feira
O perfil da professora é admirável
pelo empenho e dedicação pelo qual transmiti em suas aulas, tendo sempre a
preocupação que o aluno entenda bem o conteúdo mesmo que para isso ela se
estenda muito além do seu horário, cumpre fielmente a sua ementa de forma
dinâmica e comprometida. Não tivemos aula presencial, pois Neuma Guedes
solicitou uma pesquisa de campo realizada em grupo no propósito de entrevistar
e interagir na gestão de determinadas escolas, previamente escolhidas pelo
grupo, possibilitando uma visão realista da vivencia dos alunos em ambiente
escolar e como a gestão se aplica neste processo. Este método utilizado pela
professora é visto com bons olhos, pois podemos colocar em prática o que é
abordado em sala de aula.
26/05/12-
Sábado
A metodologia da professora é um tanto
displicente, totalmente alheia ao conteúdo, demonstrando claramente que não
houve um planejamento adequado para a aula, o que me faz perceber até que ponto
vai a acomodação tanto da parte do
alunado com relação a superficialidade dos conteúdos apresentados quanto da
parte do docente que atreves desse postura ocasionará consequentemente uma aula
previsíveis e cansativas desmotivando os discentes que tem compromisso com o
saber. Como de costume a professora apresentou um vídeo de 40 minutos sobre:
Teorias do desenvolvimento de Piaget e disponibilizou um DVD para a turma
reproduzir.
28/05/2012-
Segunda-feira
De acordo com o fluxograma seria aula
da professora Valdelice, que por algum motivo não se fez presente em duas aulas
consecutivas o que me faz refletir. Onde fica o respeito pelo alunado que não
foi previamente informado? Onde fica o bom senso do não acumulo de conteúdo que
consequentemente acarretará o final do período? Uma pratica nada conveniente
visto que suas aulas não são bem elaboradas, não contendo objetividade, clareza
e conviquição na transmissão de seus conteúdos. Com a ausência da mesma houve a
antecipação da aula de Neuma onde foi agendada uma atividade denominada como prova, por algum motivo
desconhecido ás 15:30h não tínhamos professor e prova, mas com a mobilização de
alguns alunos conseguimos, entrar em contato com a professora que nos enviou a
prova por e-mail sendo assim aplicada imediatamente.
29/05/2012- Terça-feira
A professora é bem dinâmica,
empolgante e organizada nos conteúdos abordados podemos perceber claramente o
que ela propõe em cada aula e quais são os objetivos a serem tratados,
facilitando o aceso ao discente nas verificações das atividades programadas.
Tivemos aula no Laboratório de Informática onde foi solicitada a criação de um
blogger que proporcionou um momento divertido e de conhecimento, aprendemos
passo a passo de forma pratica como criar o blogger, tivemos também um breve
resumo sobre Power Point, e foi explicado como seria realizada a próxima
atividade.
30/05/2012-
Quarta-feira
É aparente a afeição e o compromisso
da professora em defender a educação no campo ficando visível essa dedicação
através de suas aulas onde tenta mostra os benéficos e dificuldades que se tem
em lecionar na zona rural e como o campo e a cidade estão ligados direta e
indiretamente, incentivando qual deve ser o nosso papel como futuros pedagogos
na melhoria da educação do campo. A aula prosseguiu com a leitura das Leis e
Diretrizes da Educação no Campo onde ficou visível todo processo constitucional
deste o Brasil colonial até a nossa contemporaneidade.
·
É
possível alguma relação entre as
disciplinas deste período?
Sim, estamos presenciando neste
período a relação entre as disciplinas de Educação no Campo que vem mostrando,
mas precisamente como se constituiu a educação no contexto rural, sendo
abordando através de Leis e Diretrizes especificas na questão da educação nesse
ambiente onde podemos fazer uma conexão entre a disciplina de Gestão
Educacional que aborda os tipos de organizações
educacionais e como se dão esses processos administrativos em qualquer ambiente inclusive no campo
podemos fazer um link com a leitura do livro Educação para a Convivência com o
semi-Árido, da disciplina de PPP III, possibilitando uma visão ampliada e
profunda onde percebemos a ligação entre
a realidade do campo na questão da gestão escolar e da realidade na convivência com o
seri-árido, podendo fazer assim grandes reflexões deste assunto.
VIVIANE C. SANTOS
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