segunda-feira, 11 de junho de 2012

É bem interessante como a medida adotados pelos professores em nos passar "Diários Reflexivos" nos ajuda a manter a mente "fresca" no que diz respeito as aulas ministradas, bom este é o meu diário reflexivo sobre as aulas da segunda semana de atividades na Universidade do Estado da Bahia campus III.......
Lá vai rsrsrs

A segunda aula do professor Edmerson dos Santos Reis que ministra a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica III teve inicio por volta das 14h00min horas com a apresentação da programação do dia, o professor anotou no quadro a sequência e a proposta para a aula do dia.
Logo a pós a saudação do professor, foi explicado novamente como iria acontecer a dinâmica das aulas. Na semana da aula do dia 26 de abril de 2012 os colegas Williames Magno e Adriana Campana responsabilizaram-se para entregar o registro/ relatório da aula e ao chegar o momento direcionado pelo professor Adriana Campana leu o relatório, Rosenaide e Iara Bruna nos responsabilizamos pela devolutiva do texto escrito por Josemar da Silva Martins (Pizoh), intitulado Educação e Escola: a Crônica do presente, que logo após a leitura do relatório da aula foi lido pelas responsáveis para fazer o resumo crítico do texto. Após a leitura da resenha o professor explicou o texto, onde destaca frases do autor onde o mesmo diz que não cabe a escola responder pelas mazelas das escolas, mas sim, garantir cidadania de bem. deu suas considerações finais explicando melhor o texto. E pediu para a classe acrescentar ou relatar o que achavam do texto ali citado. Vários colegas falaram sobre o tema foi uma discussão bastante proveitosa. Vamos aqui deixar uma observação muito importante que nos acreditamos que servirá para os demais professores ao discutir qualquer tema em sala de aula o professor Edmerson sempre nós pergunta o que achamos ou entendemos ou principalmente que a classe dê sua opinião seja ela qual for.
Em seguida foi feito o esclarecimento do texto onde destaca um tipo de pirâmide onde resumi que nem tudo se transforma em sabedoria. Abordou os cuidados que se deve ter com as informações que nós somos passada e tentar transforma lãs em informações benéficas. Dividimos-nos em grupos para discutir os pontos destacados do texto: Dilemas da formação... Ou talvez não! Sentamos e analisamos os pontos destacados, então começou a discussão do texto com os colegas em sala, porém não foi possível fazer a finalização da discussão, paramos no segundo questionamento, pois o professor Edmerson estava na organização da exposição que acontecia no canto de tudo, sobre o semiárido brasileiro. A aula, portanto finalizou por volta das 16h45min, quando os alunos foram convidados a participar da amostra.
A aula seguinte foi ministrada pela professora Neuma Guedes, na disciplina de Gestão Educacional, na sexta feira, teve inicio por volta das 14h00min com um debate sobre o livro: Gestão da Educação na América Latina. Na aula da semana anterior a professora orientou-nos a folhear o livro citado à cima e retirarmos fragmentos que nos chamassem a atenção para ser debatido em sala na aula seguinte, no caso na qual do dia 05.05.2012, os alunos, portanto leram os pontos em destaque e aconteceu o debate, de acordo com as colocações a professora foi se posicionando esclarecendo os assuntos abordados.
Foi discutido também sobre noções paradigmáticas onde a mesma citou Edgar Moran o mesmo aborda o paradigma da complexidade que pode ser o norte de tudo isso. É onde ele explica que interpretar os fenômenos trata se de aprender o real, de saber, de pensar o imprevisível de quebrar definitivamente as barreiras e pensar na realidade na sua totalidade e superar a fragmentação e trabalhar os contrários onde e foi citado também o paradigma multidimensional como o nome mesmo diz vai lidar com varias dimensões esse tipo de paradigma trata se de uma visão que comporta vários paradigmas, por exemplo, a disciplina e indisciplina estudar o todo e não as partes, conceitos pesquisados pela sala sobre paradigmas onde foram enfatizados que os paradigmas estão em diversos ambitos da sociedade, onde a professora Neuma falou os tipos de conhecimento, houve uma explicação breve sobre os tipos de conhecimentos. Ao se aproximar do final da aula, a sala foi dividida em grupos para iniciar o estudo de alguns textos sugerido pela professora.
Por fim foi solicitado que entregássemos à professora a escrita do que entendemos sobre paradigmas, utilizando apenas um parágrafo, as respostas foram entregues e fomos então liberados.
A aula do sábado iniciou PR volta das 14h40min horas com a disciplina de Psicologia da Educação II, ministrada pela professora Fátima Rejane, que a princípio passou três vídeos sobre processo de aprendizagem, etapas desse processo, o primeiro vídeo foi sobre o reforço positivo de Skinner, logo após apresentou uma experiência onde um pássaro era condicionado a comer com o reforço da luz. Logo depois foi o reforço positivo em cachorro. Vimos também um vídeo com a Supernanny onde era uma punição com reforço negativo, vimos o vídeo com a experiência que chama se de caixa de Skinner onde condicionou um ratinho a aprender a baixar a alavanca para sair o alimento. Logo após outro vídeo foi colocado onde abordou o inicio da aprendizagem em seguida passou seis textos para fazer um artigo em dupla. 
 Porém ao término dos vídeos a professora não explorou o assunto como poderia ter explorado, por exemplo, ter falado dos teóricos desses processos, porém não o fez.
Depois a professora solicitou que fizéssemos a leitura de um texto e destacássemos os pontos importantes, a finalização do trabalho seguiu para ser feita nas nossas residências.
Segunda feira às 15h20min aproximadamente a aula iniciou com a professora Valdelice, ministrando a disciplina de Educação e Comunicação, a atividade aplicada por ela foi à leitura e a discussão em grupo onde o quinto grupo ficou responsável por observar e fazer as anotações sobre o encaminhamento da discussão dos outros quatro grupos, porém não foi possível a finalização do trabalho visto que o horário já havia avançado. ficou decidido continuar tanto as observações do grupo que ficou escolhido  quanto o termino dos outros quatro grupos que ficou de ler os textos e responder as questões passadas pela mesma.
Na aula que ocorreu na terça feira a professora Iva Santos iniciou com o debate pré-estabelecido na semana anterior sobre o texto que a mesma havia disponibilizado, grifamos no texto as partes que nos chamaram atenção para que pudéssemos discuti-las em sala. O debate foi bastante proveitoso os alunos interagiram bastante e algumas dúvidas foram sancionadas pela professora. A aula seguiu com a explicação do que seria feito no dia seguinte (quart-feira), e a explicação do trabalho que seria solicitado pela professora. 
A professora Iva Santos ministrou também a aula da quarta feira que era pra ter sido ministrada pela professora Francisca, pois a mesma precisou ausenta se, pois havia chegado à universidade um representante do curso de pedagogia para a regulamentação de alguns processos burocráticos sobre o curso. A professora Iva levou-nos ao laboratório de informática da área de redação do DCHIII para uma aula prática com a apresentação e o ensino na criação de um Power Point, a aula da quarta- feira seguiu até as 17h00min, pois a professora necessitou ausentar-se 20 minutos mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário