segunda-feira, 11 de junho de 2012

MEMÓRIA REFLEXIVA DA SEMANA DO DIA 26/04/2012.

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III 
Na aula do dia 26/04, quinta-feira, pudemos ter uma visão geral do que seria a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica III, com a apresentação da ementa, avaliações, conteúdos e referencias. 
O professor Edmerson Reis se apresentou e fez uma dinâmica, na qual falamos nome, o motivo de escolhermos a Pedagogia e a nossa pretensão quanto à disciplina. 
Citou obras e autores que falavam sobre aprendizagem, educação e escola, além do texto que lemos em grupo e falava sobre a quantidade de informação que recebemos e como toda essa informação se transformaria em conhecimento e sabedoria. 
Assistimos ao vídeo Universidade dos pés descalços com prévia introdução e pudemos comparar os saberes tradicionais com a apropriação dos saberes pela ciência.  
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO 
Na aula do dia 27/04, sexta-feira, a professora Valdelice Martins substituiu a professora Neuma Guedes, que deu aula na segunda feira anterior, dia 23/04. 
Num primeiro momento a professora Valdelice realizou a dinâmica do porta-retratos, aonde cada aluno fez a sua dobradura, colocando um desenho que representasse cada qual ao centro e em cada lado a resposta para uma questão. Qual o último livro que você leu, qual seu programa de TV favorito, o que espera da disciplina e qual seu hobby favorito. Cada um socializou as suas respostas e mostrou seu porta-retratos.  
Depois da socialização foi apresentada a ementa do curso de Educação e Comunicação, bem como objetivos, conteúdo, metodologia, avaliação e referencias. 
Citou Claudia Chaves Fonseca em Comunicação e Educação: cruzamentos, intersecções e interações para leitura e complementou as referencias com José Manuel Moran em Como trabalhar o vídeo em sala. 
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II 
Na aula do dia 28/04, sábado, a professora Fátima Rejane fez uma pequena apresentação da disciplina. Fátima abordou teóricos, experimentos, ideias para a disciplina e a necessidade da Psicologia na educação e na vida. 
Colocou seis questões sobre aprendizagem, a importância da aprendizagem para educação, como se encontra a educação em nosso país, o que poderia ser feito para melhorar esta educação, como nós estudamos e nossas dificuldades na aprendizagem. Questões estas para resposta e análise em sala. 
EDUCAÇÃO DO CAMPO: 
Na aula do dia 02/05, quarta-feira, depois de um feriado e da ausência de aulas dias 30/04 e 01/05, a professora Francisca nos mostrou a necessidade da disciplina Educação do Campo e palavras usadas para relacionar o campo, com sutilezas quase imperceptíveis à maioria das pessoas. 
Relatou a realidade de algumas escolas rurais e a linha tênue ou até mesmo inexistente entre campo e cidade, rural e urbano. 
Determinou três avaliações para este semestre, enviando a ementa para o e-mail da turma, depois de ler em classe. 
Enviou também um texto: O que é educação do campo, de uma palestra de Roseli Caldart no Seminário do PRONERA, para leitura em casa. 
GESTÃO E EDUCAÇÃO: 
Na aula do dia 03/05, quinta-feira, houve a necessidade de troca entre professores e a professora Neuma Guedes deu aula no lugar de Edmerson Reis.  
A Professora Neuma Guedes iniciou sua aula repassando as orientações anteriores quanto à leitura dos textos de Benno Sander e a importância deste conteúdo para embasamento da disciplina.  
Logo após fez algumas reflexões sobre o que seria paradigma, sem conceituar ou responder à questão. Neuma fez uma introdução ao tema relatando a necessidade de questionarmos alguns termos que parecem ser comuns mas continuam desconhecidos quanto à seus reais significados  
Em seguida a professora solicitou que cada aluno expusesse o resultado da sua pesquisa sobre o conceito de paradigmas e a partir da professora foi anotando os conceitos no quadro e problematizando cada conceito, permitindo que a turma discutisse sobre cada resposta, assim, cada conceito diferente era explorado, questionado e articulado.  
O aluno Willames Magno destacou a diferença entre teorias, paradigmas e princípios, trazendo a ideia inicial de Thomas Kuhn, quando introduziu o termo no meio cientifico, além de salientar a banalização do termo nos dias atuais, fazendo a leitura de um artigo cientifico, escrito por uma especialista em psicologia.  
O aluno Adalberto participou trazendo exemplos simples do cotidiano e questionando o verdadeiro sentido de paradigma. A discussão foi bastante densa e proveitosa sendo encerrada com a professora sintetizando todas as informações. 
Finalizando, a professora passou uma atividade que requeria de cada aluno um conceito pessoal de paradigma em apenas um paragrafo, feito na aula a partir das informações abarcadas nas discussões. A atividade deveria ser entregue ao representante da turma e o mesmo entregaria à professora no dia seguinte às 18h00min. 
Dividiu a sala em três grupos de oito alunos e um grupo de sete alunos e distribuiu quatro textos para leitura em casa e trabalho em sala, na próxima aula. 
Diário Reflexivo: 

Fizemos algumas relações entre as disciplinas do período. A principal foi à questão da aprendizagem. O que é de fato esta aprendizagem, como a informação que recebemos se transforma em aprendizagem e a diferença do ensinar e do aprender. Esta questão da aprendizagem, da quantidade de informação que temos e como transformar isso em conhecimento pautou a maioria das disciplinas desta semana.  

Em Psicologia e Educação II vimos a dificuldade em aprender, assimilar conteúdos e a educação geral no Brasil. Voltando à PPP III, os textos lidos dão algumas explicações sobre a situação atual de nosso país, assim como o texto de Benno Sander, Gestão da educação na América Latina que foi lido na disciplina Gestão e Educação e dá ênfase a este embasamento.  
Ainda em PPP III assistimos ao vídeo Universidade dos pés descalços e relacionamos com o preconceito existente em relação ao povo do campo, como se os saberes fossem inferiores e como foi dito na disciplina de Educação no Campo, se soubermos aproveitar este conhecimento poderemos obter sucesso com uma educação contextualizada. Há uma necessidade de mudanças de paradigmas, como foi estudado em Gestão e educação. 
Estes pontos de intersecção das disciplinas da semana foram de imensa importância para o nosso conhecimento e a principal mensagem que nós levamos conosco é que você só aprende quando você consegue transformar a informação que chega até você. Quando você reflete e relaciona esta informação, ela se transforma em conhecimento e é exatamente isso que estamos fazendo nesta memória reflexiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário